EDUCAÇÃO

segunda-feira, 1 de setembro de 2008


Segundo o filósofo inglês Bertrand Russel, " O homem nasce ignorante, não é estúpido. Ele é transformado em estúpido pela educação". Será que a falta de clareza do verdadeiro objetivo da educação tem contribuído para uma deformação cada vez mais contundente na formação cultural e filósofica dos nossos jovens?




A BURRICE NACIONAL

Olavo de Carvalho X Plínio Marcos


"Porque as nossas crianças estão entre as mais inteligentes do mundo e nossos universitários entre os mais burros? Como é possível que um ser humano dotado se transforme, decorridos 15 anos, num oligofrênico incapaz de montar uma frase com sujeito e verbo? A condição mais óbvia para o desenvolvimento do conhecimento é a organização do saber, o que não se faz no país. No Brasil, tudo é uma agitação superficial, onde o efêmero parece eterno, e o centro do mundo está no irrelevante. Os programas educacionais oferecem como verdade definitiva opiniões que vieram com a moda e desaparecerão com ela. Tudo é uma agitação superficial infinitamente confusa".


Olavo Carvalho

(Jornalista)


" A escola não está interessada na vocação de ninguém. Na percepção de nínguem. Prepara a criança para servir o estado. Na verdade, o que chamam de ensino é adestramento".


Plínio Marcos

(Escritor e Dramaturgo)



2 opiniões:

Mendes disse...

Gilson, gostei muito de seu blog. Conheci por intermédio do Tinho/Washington, amigo comum. Tem muito do que eu gosto: boa música e livre pensar.

E gostaria de sua autorização para postar algo em meu blog com os devidos créditos, é claro. O que vc acha? Passe por lá e fique 'a vontade.

Aba, Antonio Mendes, também baiano só que de Salvador.

Anônimo disse...

oi, Antonio, já conhecia seu blog pois Tinho tinha me falado dele. Gostei muito e tenho olhado sempre' fico feliz de vc ter gostado do pensar é causar, fique a vontade para utilizálo, quando quiser. inclusive fique a vontade se quiser escrever algo para ser inserido nele. um abraco. Gilson