POESIA NA RUA

sábado, 13 de setembro de 2008

Neftali Ricardo Reys Basoalto (Pablo Neruda)

(12/06/1904 - 23/09/1973)

"Para escrever bem, comece com maiúscula e termine com ponto. No meio coloque idéias".

Pablo Neruda, nascido em Parral, no Chile, foi um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Estudou pedagogia na Universidade do Chile e teve uma longa carreira diplomática. Foi consul na Espanha, no México e embaixador na França. Em 1945, foi eleito senador no Chile.
Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, em 1965. Em 1971, ganhou o prêmio Nobel de Literatura.



"Beijo a beijo percorro teu pequeno infinito,
tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos,
e o fogo genital transformado em delícia
corre pelos tênues caminhos do sangue,
até precipitar-se como um cravo noturno,
até ser e não ser senão na sombra de um rio".




Livros Consagrados:

  • Vinte poemas de amor e uma canção desesperada (1924)

  • Espanha no coração (1937)

  • Canto Geral (1950)

  • Os versos do capitão (1953)

  • Confesso que vivi (1974)

" Tira-me o pão, se quiseres,

Tira-me o ar, mas não

me tires, o teu riso..."



" Dois amantes felizes não tem fim nem morte,

Nascem e morrem tantas vezes enquanto vivem,

são eternos como é a natureza".


O que ouvir:
Poema 20

1 opiniões:

Anônimo disse...

oi,
sou amiga de Tinho e ele me falou de vc e seu blog ... lhe estimo melhoras.
;-)

gostei muito do seu blog, parece um pouco com o meu.

e eu já tinha visto essa do Neruda, rsss .... como se fosse fácil, né?! rs

;-)
boa sorte!